Livro Ecoprotec

Capítulo 4.1

O Pincípio de Le Châtelier em Sistemas Complexos

Como descrito cap. anterior, o Princípio de Le Châtelier ocupa um destaque primordial na previsão de uma falha quando um sistema ou mecanismo é perturbado por uma ação externa.

De acordo com este princípio, o engenheiro de manutenção poderá tecer hipóteses sensatas de como o mecanismo evoluirá e, daí, antecipar-se na previsão de uma ocorrência não prevista.

Iniciaremos por apresentar exemplos elementares da Química Fundamental e, posteriormente, introduziremos os Princípios básicos dos diagramas de Pourbaix em altas temperaturas dando especial ênfase a sistemas complexos que o engenheiro se defronta no seu cotidiano.

Em particular, aos profissionais que operam mecanismos em que a presença de gases agressivos exige uma escolha judiciosa do tipo de material assim como a influência da temperatura, pressão e composição do meio, pode levar às corrosões não previstas no projeto inicial e, em decorrência, na matriz LN padrão.

Neste contexto, vamos enfatizar as ações de gases dissolvidos em eletrólitos complexos ou simplesmente o que se pode prever, como ação corrosiva, nas interfaces gás/aços no contexto do Princípio de Le Châtelier.

Entre em Contato com Nosso Comercial