Livro Ecoprotec

Capítulo 2.1

Corrosões Intergranulares e Transgranulares sob Tensão

As trajetórias regidas pelo PMA nos fenômenos de corrosão sob tensão (CST) tomam formas distintas daquelas encontradas nas pinturas – vide Capítulo 1.

Com efeito, as trajetórias que o engenheiro de manutenção pode traçar no acompanhamento dos sistemas de pintura são facilmente obtidas através das medidas evolutivas dos potenciais eletroquímicos, desde os valores iniciais, logo após a pintura, até aos valores do ferro enferrujado.

Mas no caso das corrosões que ocorrem em peças sujeitas a esforços mecânicos e sob ação de um eletrólito, raramente se observa “ferrugem”.

Observa-se, ao contrário, uma brusca ruptura ou fissuramento da superfície, a principio lentamente, mas que termina numa morfologia característica de fratura frágil.

A fenomenologia aqui é diferente. Em vez de uma única trajetória, o sistema reage através de multitrajetórias, muitas delas não evidentes e, em consequência, o engenheiro de manutenção tem de lançar mão de inúmeros artifícios para identificá-las.

Neste Cap. 2, apresentaremos alguns procedimentos práticos que permitem, pelo menos em uma primeira aproximação, vislumbrar estas trajetórias, aferir suas importâncias relativas e estabelecer um programa de manutenção que minimize tão pernicioso e irritante fenômeno.

Por causa de alguns poucos gramas que passam em solução, pode-se perder equipamentos que pesam toneladas, ou então quilômetros de tubos cujas superfícies apresentam pites, ou ainda deparar-se com acidentes de grande monta, como por exemplo, o desabamento de um viaduto.

Não há sistema de pintura que elimine a CST, nem tampouco um inibidor definitivo.

Não existem receitas mágicas! 

Para se controlar as CST, não há outro caminho senão desvendar suas trajetórias e traçar procedimentos específicos paras se conviver com ela.

Esta tem sido a postura de indústrias que convivem diretamente com fatores que potencialmente são causas de falhas, como por exemplo, a indústria aeronáutica, a indústria aeroespacial, a indústria nucelar e a de construção civil.

Entre em Contato com Nosso Comercial